Lista de candidados da graduação para o XIII EPHIS

Confira agora os candidatos(as) para compor a Comissão Organizadora do XIII EPHIS! Cada candidato(a) enviou o link de seu currículo lattes e escreveu um breve texto de apresentação para nos auxiliar a eleger a próxima comissão.

Glênia Oliveira Duarte
3º período
Lattes: https://lattes.cnpq.br/7676057076278044

Sou Glênia Oliveira Duarte, graduanda em História pela UFMG, atualmente no 3º período, particularmente tenho estudado sobre a relação das igrejas com a ditadura militar brasileira. Também faço parte do grupo de estudos sobre ditaduras no cone sul, coordenado pela professora Anna Flávia Arruda Lanna Barreto, onde aprofundo minhas pesquisas. Já atuei como monitora na ANPUH 2024 e na RBA 2024, e agora busco contribuir para o EPHIS, oferecendo soluções criativas, principalmente no digital, para ampliar o alcance do evento, atraindo mais alunos dentro e fora da UFMG. Trabalho com marketing digital, atualmente desenvolvo estratégias personalizadas para gestão de redes sociais e criação de conteúdo, ajudando empresas e projetos a se conectarem de forma autêntica com seu público.

Bia Souza Pimentel
1º período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6894010485493474

Faço sou bacharel em Museologia e estudante de História pela UFMG. Durante minha formação, me envolvi com uma ONG, onde cheguei a ocupar um cargo de coordenação nacional, que promovia o acesso à cultura para população de baixa renda, além disso também fui presidente do Diretório Acadêmico da Escola de Ciência da Informação. Desde o início da minha primeira graduação participei de projetos de extensão e pesquisa. Desses projetos de extensão, destaco o “Espaço do Conhecimento UFMG”, onde trabalhei dentro do núcleo de Ações Educativas, Acessibilidade e Estudos de Público. Também destaco o meu estágio na Fundação Dom Cabral (FDC), onde desenvolvi uma pesquisa sobre identidade organizacional junto ao Centro de Memória FDC. Atualmente desenvolvo uma pesquisa de iniciação científica no CEFET – MG, “Análise de leiturabilidade e revisão de textos como ferramentas de democratização do conhecimento”, onde abordamos a acessibilidade dos textos expográficos. Falo inglês e Libras.

Letícia Domingos Pereira
4º período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1772151987994817

Graduanda em História pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG com inicio em 2023. Formada no Ensino Médio pela Escola Sandoval Soares de Azevedo – ESSA (2020)Técnica em Administração formada pela Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo – ETSSA (2020). Atualmente é estudante do departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais e possui interesse, principalmente, em projetos que abordem as áreas de educação e humanidades, por esse motivo, atua como bolsista de Iniciação Cientifica no EME-UFMG.

Bárbara Giulia Pereira dos Anjos
4º período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0941787160486506

Meu nome é Bárbara, tenho 21 anos e, atualmente, estou cursando o 4º período de Licenciatura em História. Durante esses dois anos de curso, participei das duas edições do EPHIS que aconteceram. Na primeira vez como ouvinte e participando de um minicurso e agora participei como monitora. Além disso, participei de outros cursos e minicursos oferecidos pelo CAhis e pela graduação, visando complementar a minha formação. Atualmente, faço parte do Cursinho Popular Equalizar, com sede no prédio da Engenharia, como monitora.

João Pedro Silva Santos Souza
4º período
Lattes: https://lattes.cnpq.br/9730499100463506

Graduando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 2023/1, com interesse pelas áreas de História Moderna e História do Brasil Colonial.

Gabriela de Almeida e Nascimento
6º período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6198927062295570

Atualmente faço parte de uma iniciação científica voluntária orientada pelo professor André Miatello e devido a isso organizei e participei de um estande na sala de História na Mostra Sua UFMG nos dois últimos anos. Também participo de um projeto social fora da UFMG no qual foram desenvolvidas várias atividades para arrecadar fundos, como bazar e bingo. Com base nessa experiência, acredito que, por trabalhar bem em grupo e ser uma pessoa empenhada, posso contribuir para a comissão do Ephis 2025.

Ana Lívia de Almeida Oliveira Rocha
8º período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8640863539205944

Durante os últimos anos, quando vivíamos em estado de alerta, em um confinamento sócio-político trago pela COVID-19 mas também pela polarização política ainda existente no país, decidi guardar minha caminhada na Faculdade de Direito, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e remar para minha busca histórica dentro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a fim de me observar e me afincar nesse novo oceano de possibilidades. Os últimos anos me trouxeram, então, novidades e oportunidades a partir dos perfis profissionais e históricos que me habitam. Iniciei minha carreira enquanto docente durante o ainda confinado ano de 2020, em que me deparei, pela primeira vez, com o encanto e o estranho ambiguamente presentes dentro da sala de aula. Isso graças à minha participação enquanto instrutora em um curso de idiomas – do qual ainda faço parte –, que, antes reservado às pequenas cidades do interior de Minas Gerais, hoje se expande e atende em todo o país. Meu confinamento, agora, não existia mais. Já dentro da UFMG, confesso que vi e vivi a universidade pública. Vi suas falhas, seus acertos e a tentativa destes. Apaixonei-me de vez pela docência e, logo que possível, me embrenhei, decidida pela licenciatura, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no qual atuei entre os anos de 2023-2024. Em Belo Horizonte, contudo, também já havia atuado no programa de ensino Alicerce Educação, durante o último semestre de 2022, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante os meses de agosto e outubro de 2023. Se, em relação ao PIBID, deparei-me com as certezas e as instruções para uma educação libertadora, com o Alicerce e a EJA, percebi os muros que cercam essa liberdade na prática. Antes de continuarmos, porém, quero pedir desculpas sobre o comprimento dessa sucinta – ou quase – apresentação: precisava desse contexto para apresentar meu desejo em contribuir junto ao Encontro de Pesquisa em História. Quando, em 2012, se decidiu pela formação do EPHIS, imagino que não se sabia tudo o que estaria por vir nos âmbitos políticos, sociais e históricos do nosso país. Agora que já o descobrimos, sabemos, mais do que nunca, da importância de uma formação docente de qualidade. Enquanto aluna de licenciatura, e que, atualmente, pesquisa os prováveis rumos e capacidades do uso das novas tecnologias digitais dentro da educação básica e superior, sinto que o EPHIS deva abrir sempre mais portas para a promoção de encontros que deem visibilidade a licenciados e suas pesquisas, à suas vozes pedagógicas, a fim de que contribuam para uma melhor formação docente, até mesmo dentro de nossa própria faculdade. Nesse sentido, caso seja atribuída à vaga, carregarei esse meu contexto histórico-profissional para dentro do EPHIS, de modo a destacar, cada vez mais, a importância de pesquisas sobre a Educação em História para a formação docente de nossos companheiros. Agradeço, desde já, a oportunidade!

Laura Luzia Araújo Fiuza
6º período
Não possui currículo lattes

No último ano, fui estagiária na biblioteca da Faculdade de Letras, onde trabalhei no atendimento ao público e na organização do acervo. Essa experiência me proporcionou a oportunidade de aprimorar minhas habilidades de organização e comunicação. Atualmente, faço estágio não obrigatório na Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG, atuando na gestão de documentos. Acredito que posso contribuir com o EPHIS pois tenho grande disposição para o aprendizado e estou comprometida em me empenhar para contribuir com novas ideias, visando proporcionar um evento significativo para os participantes.

Manoela Faria Costa
6º período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7025362768179557

Em 2023, integrei a organização da Mostra Sua UFMG. Naquela ocasião, a partir de um trabalho em equipe com outros colegas, pude atuar no desenvolvimento do estande de História Medieval. No momento presente, participo de um projeto de iniciação científica orientado pelo professor Rodrigo Patto. Nessa atividade, colaboro para a descrição do acervo documental da COSEG, uma polícia política do período da Ditadura Militar. Ambas experiências me proporcionaram a oportunidade de trabalhar as habilidades de organização, dedicação, comunicação e cooperatividade. Em conjunto com a disposição para aprender novas tarefas, acredito que estas sejam ferramentas fundamentais para a elaboração de um bom evento. Por conta disso, gostaria de ter a oportunidade de integrar a Comissão do próximo EPHIS e acredito poder colaborar para a promoção do encontro.

Brenda Mayara Alves Ramos Lima
4º período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7301740646209614

Atuo como apoio técnico no Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública. Sou monitora da disciplina ‘As cidades medievais e suas conexões mediterrânicas’ e integrante do Grupo de Estudos sobre História da Escravidão e das Mestiçagens.

Gabriel Marques Costa
4º período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8212072456907744

Atualmente atuo como estagiário da DIARQ – UFMG, trabalhando com classificação e organização de arquivos, sendo essa a minha primeira experiência profissional formal. Além do trabalho formal, tenho experiência como monitor do XII EPHIS, tendo tido um aprendizado que considero relevante para a possível participação na Comissão Organizadora do próximo EPHIS.

Maria Rita Alves Leite
4º período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0571201609131277

Meu nome é Maria Rita, estou no 4° período da graduação e estou envolvida em diversos projetos dentro da universidade e no curso de história. Faço parte do Grupo de estudos sobre África Pré-Colonial (GEAP) e do Grupo de estudos sobre História da Escravidão e das Mestiçagens (GEHEM). Além disso, sou bolsista em uma iniciação científica na Escola Belas Artes com a professora Márcia Almada, entitulada de: “Estudo da tecnologia de escrita do século XVIII em Minas Gerais – pesquisa arquivística e bibliográfica”. Como ficou claro, tenho um interesse particular em pesquisa nas áreas da escravidão e sobre África. Atualmente, faço parte da comissão de organização do Congresso Internacional entitulado de: “Fontes para a história da escravidão e das mestiçagens: metodologia, tipologia e potencialidades”, que irá ocorrer entre os dias 17 e 22 de novembro de 2024. Dito isso, tenho um interesse expressivo em integrar a próxima comissão do Encontro de Pesquisa em História e acredito que tenho muito a contribuir para concretização do evento.

Larissa Renner de Ávila Alves
8º período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1248875708989941

Estou no 8º período de licenciatura em História. Já fui monitora em História no Ensino de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico, onde dava aula para duas turmas do Ensino Fundamental. Fui estagiária do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, na área educativa do setor de pesquisa, onde atuava na mediação de visitas com alunos da rede pública e privada e no desenvolvimento de materiais de educação patrimonial. Atualmente estou como monitora da brinquedoteca do Centro Pedagógico.

Júlia Ellen Silva Gonçalves
8º período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3999544197905824

Participei do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) entre novembro de 2022 e abril de 2024, sob coordenação do professor Heli Sabino de Oliveira. Durante esse período, desenvolvi muito minhas habilidades de comunicação e trabalho em equipe, entre outras. Ademais, sou uma pessoa comprometida, responsável e organizada; e tenho consciência da importância do EPHIS para a divulgação do conhecimento histórico sendo produzido em diversas partes do país, além da promoção do contato entre pesquisadores/as de nossa área. Por isso, ter a oportunidade de participar da comissão organizadora do evento em meu último ano seria um privilégio.

Mariane da Silva Souza
7º período
Lattes: https://lattes.cnpq.br/7051934233502433

Estudante de Licenciatura em História na Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência de estágio na Gerência das Relações Étnico-Raciais (GERER) da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED) e experiência de extensão com produção de Materiais Pedagógicos para a Educação de Jovens e Adultos. Quanto às práticas docentes, possui experiência de ministração de aulas no Ensino Fundamental II, possibilitada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos, através do programa de Extensão em Produção de Materiais para a Educação de Jovens e Adultos. Além disso, possui experiência com aulas particulares para estudantes de nível fundamental e médio. Visa contribuir para o EPHIS através de agregação de perspectivas racializadas sobre de diversos temas, especialmente a docência, ademais da contribuição através de conhecimentos técnicos para a execução das atividades que concernem à comissão.

Débora Cristina Pereira da Silva
8º período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6627340125920184

Sou aluna de bacharelado em História e faço parte de uma pequena parcela de alunos que, desde o início da graduação, buscam caminhos profissionais além da sala de aula, explorando outras formas de atuação como historiadora. Ao longo do curso, priorizei oportunidades que me proporcionassem experiências e conhecimentos práticos, com foco no desenvolvimento de um perfil voltado para a pesquisa e para o trabalho com diferentes tipos de acervos históricos. No 4º período, iniciei uma iniciação científica com o Professor Rodrigo Patto, em colaboração com o Arquivo Público Mineiro (APM), onde contribuí para a digitalização e organização do acervo documental da polícia política mineira (DOPS e COSEG). No início do 7º período, passei a integrar a Rede de Museus da UFMG, participando do Projeto Protocolos, cuja missão é criar inventários preliminares para o vasto acervo museológico da universidade, localizado em diversos espaços e centros de memória, visando uma melhor articulação, gestão e elaboração de políticas para esses lugares. No 8º período, iniciei um estágio na Diretoria Central de Patrimônio da Prefeitura de Belo Horizonte, onde colaboro em pesquisas relacionadas ao patrimônio imóvel do município. Atualmente, continuo tanto com esse estágio quanto com o projeto de extensão, que está previsto para finalizar no início de 2025. No que diz respeito ao desenvolvimento de pesquisas, estou nos estágios iniciais de elaboração da minha monografia, orientada pela professora Alessandra Soares. Pretendo explorar a formação no Bacharelado em História na UFMG, analisando desde a criação do curso até sua grade curricular e o impacto da criação do Programa de Pós-Graduação em História na construção da identidade profissional dos bacharéis formados pela instituição. Dessa forma, minha principal motivação para integrar a comissão do EPHIS é trazer a perspectiva de uma estudante do bacharelado, buscando iniciar discussões sobre o papel e as especificidades dessa modalidade e o perfil de profissional que ela forma. No final, quero poder contribuir para esse trabalho de debater e problematizar mais sobre o que é ser historiador (a) e sobre as múltiplas vertentes da atuação desse profissional, ampliando as reflexões sobre as possibilidades e desafios para quem opta por trajetórias além do ensino.

Gilberto de Carvalho Tubaldini Vilela
7° período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3891987853900150

Sou estudante de graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais. Com relação à minha trajetória acadêmica, tenho interesse na área de História Medieval, e atualmente faço parte do grupo de pesquisa e projeto de Iniciação Científica com o nome: “Das assembleias religiosas à esfera pública: cidades mediterrâneas entre os séculos XIII-XV” (PRPq-UFMG) sob coordenação de André Luis Pereira Miatello. Pesquiso principalmente cidades italianas, política, religião, Baixa Idade Média e mulheres religiosas, tendo tido nesse semestre a oportunidade de apresentar minha pesquisa no EPHIS 2024. Além disso, participei da edição do PIBID 2023-24 e faço parte do projeto EPIFAME – Epidemics and Famines in the Western Mediterran, em colaboração com a USP e coordernado por Marcelo Cândido da Silva, no qual pesquisamos casos de mortandade e peste antes do ano de 1347. Também estou atuando como monitor da disciplina obrigatória Américas I desde o período 2024/1. Acredito que posso contribuir como membro da Comissão Organizadora em diferentes aspectos. Primeiramente, posso contribuir com “networking” com outros grupos de pesquisa (seja o grupo LEME da USP e da UFTM), o que pode propiciar facilidade no arranjo de palestrantes e participantes para um evento de tamanha importância. Estou seguro de minha capacidade de demonstrar uma comunicação clara e eficaz, tanto com os membros da equipe quanto com apresentadores e participantes do evento. Isso inclui minha habilidade em colaborar com diferentes pessoas para alcançar os objetivos do evento, sendo capaz de buscar as melhores opções em via de um consenso no grupo. Tenho afinidade com tecnologias e poderia auxiliar com aparelhos de som, projetor, dentre outros instrumentos, o que poderia ser útil para a realização das apresentações. Acredito apresentar alta capacidade de lidar com imprevistos, em decorrência da minha participação no PIBID, no qual tive que lidar toda semana com contratempos, imprevistos e ajustando planos na escola na qual participava como “pibidiano”. Também creio possuir grande capacidade de organizar tarefas e cumprir prazos, algo essencial para um evento como o EPHIS, que envolve múltiplos prazos e uma grande quantidade de informações. Por fim, mas não menos importante, trata-se do meu último EPHIS. Acompanho o evento desde que entrei na graduação em História, e gostaria de ter a experiência de ser parte, ao menos uma vez, não apenas como ouvinte ou apresentador, mas da comissão organizadora do maior evento discente de História do país.

Bernardo Brumano Andrade Cardinali
8° período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3129313952079969

Estou no oitavo período da graduação em História Licenciatura. Já atuei como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atualmente realizo estágio não obrigatório na coordenação pedagógica da instituição Coleguium. Faço parte do grupo de estudos “Estudos em Teoria da História, Artes e Literatura”, coordenado pelo professor Douglas Attila e integro o projeto de extensão “Cadernos Pedagógicos de Contagem” da Faculdade de Educação da UFMG, coordenado pelo professor Heli Sabino. Tenho interesse nas áreas de Educação e Teoria da História, sempre buscando uma perspectiva que objetiva a alteridade e flexione inclusivamente as categorias de gênero, raça e sexualidade para buscar uma História menos enclausurada nas epistemologias ocidentais e repressivas.

Analice Pinto Campos
8° período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7150229733141740

No momento, estou cursando o 8° período da graduação em Licenciatura em História. No último ano, integrei como bolsista a equipe da pesquisa “A ditadura em Minas Gerais e a repressão às drogas: estudo sobre a Brigada do Vício do DOPS/MG” coordenada pelo professor Leon Kaminski da Universidade Estadual de Minas Gerais, e atualmente sou pesquisadora voluntária no mesmo projeto. Atualmente sou estagiária do Núcleo de Arquivos Permanentes do Arquivo Público Mineiro e também estou desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre as discussões sobre democracia racial no jornal O Quilombo publicado entre os anos de 1948-1950. Nos anos anteriores, fui bolsista temporária do Projeto República onde atuei na revisão técnica e de conteúdo do website Itinerários da Independência desenvolvido pela UFMG em parceria com o Senado em comemoração aos 200 anos da Independência. Atuei também na docência como bolsista na EJA do Centro Pedagógico da UFMG.

Ryan de Araújo Freitas
6° período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7345697751565149

Integro há mais um ano o Centro de Pesquisa Memória e Documentação da Faculdade de Educação (CEDOC/FaE), onde realizo trabalhos relativos ao tratamento e organização de arquivo, organização de exposições, mediação de visitas escolares ao nosso acervo e pesquisas sobre História da Educação, sobretudo da trajetória da FaE/UFMG.

Giovanna Pietra Fernandes Rocha
6° período
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1284344075692133

O meu principal interesse na História é a questão indígena, principalmente em pensar em resistências durante período da Ditadura Militar e a justiça de transição que se deu após o acontecimento. Também tenho interesse em História e Educação, em principal na Educação Histórica. No que se refere ao profissional, sou bolsista de extensão no Centro de Pesquisa, Memória e Documentação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais(CEDOC-FAE/UFMG), onde pesquisamos e organizamos o acervo relacionado a História da FAE.

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