Confira agora os candidatos(as) para compor a Comissão Organizadora do XIII EPHIS! Cada candidato(a) enviou o link de seu currículo lattes e escreveu um breve texto de apresentação para nos auxiliar a eleger a próxima comissão.
Raphael Rocha Quintão
Mestrando da linha de História e Culturas Políticas
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1098387963325923
Possui graduação em Bacharelato em Estudos Bíblicos pela Faculdade Internacional de Teologia Reformada (2022) e graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2022). Tem experiência na área de Teologia e História, com ênfase em História Conectada, atuando principalmente nos seguintes temas: Ál-andalus, coptas, cristianismo e islã. Atualmente é mestrando na Linha de História e Culturas Políticas do PPGH-UFMG.
Wemerson Felipe Gomes
Doutorando da linha de História e Culturas Políticas
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7727336411203822
Doutorando e Mestre em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Graduando em Letras no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atua na área de Brasil Império e Brasil República e tem pesquisas no campo dos estudos tanatológicos, com ênfase em imaginários sobre a morte, culturas políticas e práticas e ritos fúnebres (sobretudo funerais e necrológios); no campo dos estudos machadianos, pesquisando a produção literária (crônicas e poesias) e a história da recepção (notadamente temas relacionados a fortuna crítica, biográfica e linguística); tem interesse em estudos literários, especialmente na relação entre história, literatura e ficção, e em pesquisas sobre mercado editorial e história da edição no Brasil. Integra a Comissão Editorial da Revista Temporalidades (PPGH/UFMG). Participa do grupo de Estudos em Teoria da História, Artes e Literatura (ETHAL) (FAFICH/ UFMG)
Maria Júlia Viana Matoso
Mestranda da linha de História Social da Cultura
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3179612233023796
Mestranda em História Social da Cultura pelo PPGH/UFMG, graduada em História pela mesma instituição, graduanda em Pedagogia e professora de História dos 6º e 7º anos. Pesquisa Islã e Islã político na Revolução Argelina, a partir das obras de Frantz Fanon e do jornal El Moudjahid, e seus temas de interesse são Islã, Islã político, nacionalismos, revoluções anticoloniais, terrorismo e contra-terrorismo. Atualmente, faz parte dos grupos de pesquisa “Itinerâncias: a circulação de atores e saberes e os poderes e resistências em África” e “PSILACS – Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo”. Participou da coordenação dos STs de História da África em 2023 e 2024.
Vinícius Novaes Ricardo
Doutorando da linha de História Social da Cultura
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4095155993083427
Histórico profissional: Doutorando em História Social da Cultura (UFMG). Mestre em História Social da Cultura pelo Programa de Pós-graduação em História da UFMG (2021). Professor de História na rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Desenvolve trabalhos sobre a História Intelectual do Movimento Negro dos Estados Unidos e História Intelectual do rap no Brasil e EUA, com ênfase na historicidade dos discursos veiculados nas músicas de rap de ambos os países.
Contribuições ao EPHIS: Desde de 2014, ano de meu ingresso na graduação em História na UFMG, o EPHIS teve um impacto decisivo em minha trajetória profissional. Desde sua primeira edição, o encontro figurou enquanto um importante espaço de produção e circulação de pesquisas para alunos da graduação e pós-graduação. Já tive a oportunidade de participar de algumas edições do evento, tanto como apresentador quanto como ouvinte. Sendo assim, desejo contribuir para a organização do próximo EPHIS com o objetivo de honrar a tradição de seriedade e qualidade do encontro de pesquisa em História da UFMG. Para tanto, pretendo contribuir com a articulação de pesquisadores e ideias para construção de um evento que fortifique o espaço de discussões e públicos recorrentes nas últimas edições, mas que também incorpore novos debates, pesquisadores e ouvintes. Por fim, almejo participar de um esforço coletivo para organização de um evento que contribua para formação acadêmica de novos colegas historiadores e que amplie a relevância nacional do evento.
Gabrielle Pacheco Noacco
Mestranda da linha de História e Culturas Políticas
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5701279342546430
Sou mestranda em História pela UFMG, na linha de História e Culturas Políticas, e professora da educação básica na rede privada. Minha pesquisa investiga as peças de teatro de Aphra Behn (1640-1689), com foco em como sua obra reflete o pensamento libertino do século XVII, destacando especialmente a importância da agência feminina em meio a um contexto de controle social e cultural. Graduada em História pela UFMG, possuo também especialização em Metodologias Ativas para Educação pela PUC Minas. Atualmente, faço parte da equipe do projeto “Mais Teoria da História na Wiki”, iniciativa voltada para a ampliação do acesso ao conhecimento histórico e o incentivo a debates sobre gênero, raça e epistemologias do Sul Global na Wikipédia. Meus interesses de pesquisa incluem Teatro, Cultura Impressa, História das Mulheres, Mulheres Escritoras e História Pública.
Vítor Nazaré Pereira
Mestrando da linha de História e Culturas Políticas
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1537876901491256
Pesquiso, desde a graduação, o processo de transformação neoliberal do Chile, durante a ditadura militar.
Júlia Soledade Caldas Saud Rodriguez
Mestranda da linha de História Social da Cultura
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5022239041303116
Sou mestranda em História na UFMG e licenciada em História pela mesma instituição. Pesquiso as interpretações e apropriações de ideias socialistas e pan-africanistas nos discursos políticos do revolucionário burkinabé Thomas Sankara. Interesso-me pelas temáticas dos pan-africanismos, intelectuais africanos, socialismos africanos e estudos pós-coloniais. Além disso, participo da comissão editorial da Revista Temporalidades, sou especialista em Metodologias Ativas para a Educação pela PUC Minas e tenho experiência docente como professora de história e de inglês como língua estrangeira.
Bernardo Morais Marques
Mestrando da linha de História e Culturas Políticas
Lattes: https://lattes.cnpq.br/3900280796670393
Mestrando em História e Culturas Políticas no Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, licenciado em História pela mesma instituição. Desenvolvo pesquisa acerca dos partidos e movimentos durante a redemocratização brasileira e na ditadura, com ênfase nas culturas políticas das esquerdas de aspiração socialista. Durante a graduação realizei pesquisa sobre a geopolítica do narcotráfico e dos mercados ilegais na América Latina e no globo, em especial em suas relações com a política externa estadunidense. Minhas áreas de interesse são história política e econômica, em especial no período contemporâneo e no Brasil – além de controvérsias globais na história internacional dos marxismos e de movimentos sociais e revolucionários.
Roberth Daylon dos Santos Freitas
Doutorando da linha de História Social da Cultura
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9543550065695992
Roberth Daylon dos Santos Freitas é mestre e doutorando na área de História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde pesquisa na linha de História Social da Cultura e História da África. É integrante do Grupo de Estudos de África Pré-Colonial (GEAP-UFMG) e do projeto Docência Negra, que visa promover a valorização das narrativas e experiências de docentes negras e negros no ambiente acadêmico. Além disso, atua como referência técnica do programa Escola Sem Fronteiras que trabalha para o acolhimento de crianças migrantes no município de Contagem e das Relações Étnico-Raciais na Secretaria Municipal de Educação em Contagem, destacando-se pelo seu compromisso com a educação antirracista e o fortalecimento das identidades afro-brasileiras no contexto escolar.
Eduardo Rodrigues
Mestrando da linha de História Social da Cultura
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6951536453050622
Mestrando na linha de pesquisa de História Social da Cultura no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais e licenciado em História pela mesma instituição (2021). É estudante do grupo de pesquisa “Escravidão, mestiçagem, trânsito de culturas e globalização – séculos XV a XIX” e o membro do Centro de Estudos sobre a Presença Africana no Mundo Moderno (CEPAMM). Tem experiência na área de História, com ênfase nos temas: Brasil colonial, escravidão e liberdade.
Izabelle Seoldo Marques
Mestranda da linha de História e Culturas Políticas
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5346573533355564
Meu nome é Izabelle Seoldo Marques, sou mestranda no Programa de Pós-Graduação em História na UFMG e tenho interesse em compor a Comissão Organizadora do XIII EPHIS. Durante minha trajetória na graduação em História na UFMG participei tanto como voluntária quanto bolsista em projetos de Iniciação Científica nas áreas de História da Educação e História da América Latina; além disso, atuei como estagiária no Centro Pedagógico da UFMG e no Coleguium Internacional Pampulha. Atualmente, além de realizar o Mestrado pesquisando sobre os livros didáticos do fascismo italiano, também faço estágio na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Desde 2019 participo do EPHIS, já fui ouvinte, monitora e apresentei em simpósios temáticos pesquisas desenvolvidas durante a graduação, e, considero o EPHIS um espaço de experimentação, aprendizagem, diálogo e conexão, que permite que alunos, professores e membros da comunidade acadêmica possam compartilhar ideias, se inspirar e fomentar a construção de conhecimento. Assim, minha experiência com o meio acadêmico e escolar, me proporcionam vivências que irão contribuir para a organização e permanência de mais uma edição de um evento tão importante como o EPHIS.